A importância da Psicomotricidade para Educação Infantil - Instituto NeuroSaber. 66 respostas em A importância da Psicomotricidade para Educação Infantil

A psicomotricidade na educação infantil

Fonseca (2008, p. 1) afirma que a Psicomotricidade pode ser conceituada como o campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências, recíprocas e sistêmicas, entre o psiquismo e a motricidade.

Para isso, ela necessita estabelecer comunicação, que não se dá apenas pela forma oral, mas pelos gestos também. Muitas pessoas pensam equivocadamente que a psicomotricidade esteja relacionada somente ao movimento, mas não é isso. Um estudo definiu muito bem qual o valor de todo esse processo, no qual diz que a motricidade é a faculdade de realizar movimentos e a psicomotricidade é a educação de movimentos que procura melhor utilização das capacidades psíquicas. Ou seja, o ato de movimentar-se está diretamente ligado ao aspecto mental. Frente ao exposto, torna-se de suma importância refletir sobre as práticas pedagógicas e metodologias de ensino na Educação Infantil, já que é necessário possibilitar meios para que as crianças pequenas sejam estimuladas em sua integralidade; tais práticas devem estar acompanhadas de intenções, motivações e desejos de se comunicar com o mundo. É inegável que a falta de um acompanhamento da psicomotricidade acarreta consequências danosas ao desenvolvimento da criança. Um dos casos que podem ser notados é a lateralidade pouco trabalhada no aluno.

Atividades em grupo trabalhando socialização com peças, amarelinha e circuito motor. Sim. O desenvolvimento da psicomotricidade pode ser feito em casa com brincadeiras que vão estimular o senso de espaço, movimento e percepção da criança.
É bem verdade que a escola exerce um papel crucial para essa finalidade, mas o ambiente doméstico pode ser um complemento e tanto para se desenvolver esse lado tão importante para a vida de uma pessoa. Penso que o maior ganho que a criança tem ao ser estimulada em movimentos amplos e finos, utilizando as várias partes de seu corpo, principalmente em brincadeiras que dão prazer e alegria é a possibilidade de trazer para a educação escolarizada. Os movimentos de coordenação motora ampla e fina desenvolvem a cognição de forma mais valiosa. Para Fonseca (2012, p. 221) a praxia fina compreende as tarefas motoras sequenciais finas, está adstrita à função de coordenação dos movimentos dos olhos durante a fixação da atenção e durante as manipulações de objetos que exigem controle visual.

Para Borghi e Pantano (2010, p. 13) o equilíbrio esta relacionado à forma de permanecer estático ou em movimento sobre uma ou mais bases do corpo. SERVIÇO SOCIAL COMO MEDIADOR ENTRE ESCOLA E SOCIEDADE: O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO. Rosangela Maria dos Santos Rigo RESUMO Este artigo objetiva discutir o serviço social como mediador entre escola e sociedade, nomeadamente no papel o do assistente social representa na educação e pode ser compreendido como um momento de síntese e posterior análise, para algumas reflexões realizadas no. Neste, as crianças consideradas pelos professores com dificuldades de aprendizagem na Educação Infantil, apresentam níveis de desenvolvimento dos aspectos psicomotores abaixo do esperado para sua faixa etária.

Isso pode causar problemas de ordem espacial, por exemplo.
A utilização dos termos direita e esquerda fica prejudicada. O pequeno apresenta certa dificuldade para acompanhar a direção gráfica de leitura e escrita. Outro problema é o fato de a criança encontrar obstáculos quanto ao entendimento na distinção de letras específicas como p e b, entre vários transtornos que podem aparecer no período pré-escolar. Conforme exposto, compreende-se a necessidade de estimular os fatores psicomotores com crianças na Educação Infantil, haja vista que, comumente, verifica-se no âmbito escolar a existência de alunos que não acompanham o ritmo acadêmico em sala de aula. Interessante. Na parte que cita: Um estudo definiu muito bem qual o valor de todo esse processo, no qual diz que a motricidade é a faculdade de realizar movimentos e a psicomotricidade é a educação de movimentos que procura melhor utilização das capacidades psíquicas, poderia por favor fazer referência de que estudo foi esse? Obrigada! Os participantes P3 e P4 apontaram práticas relacionadas aos fatores psicomotores equilíbrio e tonicidade ao relatarem atividades nas quais o aluno caminha sobre traçados ou linhas no chão.

O desenvolvimento psicomotor na educação infantil

Refletir sobre as práticas pedagógicas na Educação Infantil se faz necessário para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem dos escolares nessa etapa escolar. A Educação Psicomotora tem como objetivo estimular o desenvolvimento da criança em seus aspectos motores, cognitivos e socioafetivos. Com este, pretendeu-se averiguar a existência da educação psicomotora nas práticas pedagógicas efetivadas pelos professores que atuam na Educação Infantil, por meio da questão: Você trabalha a psicomotricidade em sala de aula? Exemplifique como. Os dados foram analisados qualitativamente e discutidos à luz do aporte teórico utilizado. Fonseca (2012), a partir do modelo Luriano, elenca sete fatores psicomotores: tonicidade; equilíbrio; lateralidade; noção do corpo; estruturação espaço-temporal; praxia global e praxia fina.
A tonicidade e o equilíbrio são responsáveis pela regulação tônica de alerta e dos estados mentais: Atenção. Sono. Seleção da Informação. Regulação e ativação.

Vigilância-tonicidade. Facilitação-inibição. Modulação neurotônica. Integração intersentorial (FONSECA, 2012, p. 92). Dentre essas práticas pedagógicas, a educação psicomotora na Educação Infantil torna-se uma alternativa metodológica que possibilitará o aprendizado por meio do movimento corporal e da indissociação dos aspectos cognitivos, afetivos e psicomotores (SOUSA; SILVA, 2013). Área da Saúde: Ensino, Gestão, Atenção e Controle Social 1 RICARDO BURG CECCIM LAURA C. M. FEUERWERKER2 RESUMO O artigo apresenta o conceito de quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Os autores buscam, a partir de uma prática em experimentação como política de educação para o Sistema Único de Saúde, formular uma teoria-caixa de ferramentas que permita a análise crítica da educação que temos feito no setor da saúde e a construção de. UNIVERSIDADE C ÂNDIDO MENDES CURSO DE P ÓS-GRADUAÇÃO EM P SICOMOTRICIDADE A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA INICIAÇÃO AO FUTSAL EM CRIANÇAS DE 8 A 9 ANOS.

Kattiele Marques Ferreira Águas Claras-DF, 2006 KATTIELE MARQUES FERREIRA A construção do conhecimento teórico-conceitual da psicomotricidade em diálogo com a Educação Monografia apresentada ao Curso de Pedagogia da Faculdade JK, como exigência parcial para a conclusão do Curso de Pedagogia, sob a orientação da Professora MSC Luciana Para Fonseca (2012, p. 110-111) toda motricidade necessita do suporte da tonicidade; esta é o alicerce fundamental para o desenvolvimento motor, garante, por consequência, as atitudes, as posturas, as mímicas, as emoções. Assim procedendo, nota-se que o processo de aquisição da escrita necessita de suporte na tonicidade, o pegar no lápis, a desenvoltura dos punhos, das mãos e dedos dependem da tonicidade. Para o estudo, Jia e colegas analisaram registros de mães que deram à luz pela primeira vez no Shanghais International Peace Maternity and Child Health Hospital de 2013 a 2018.

Diante do estudo proposto, as autoras elucidam a possibilidade de detectar possíveis problemas já nesta etapa escolar, e assim poder intervir visando diminuir possíveis dificuldades em etapas posteriores de escolarização, afirmam ainda a necessidade da aplicação de planos de intervenção pedagógica para sanar as dificuldades apresentadas pelos escolares da Educação Infantil. P1 Sim, trabalho todos os dias, através das brincadeiras com jogos. Não tem como na educação infantil não trabalhar com à psicomotricidade.
P2 Sim. Através de atividades com circuito psicomotor, como: correr, saltar, agachar e etc.
P3 Sim, atividades que façam os alunos pular, rolar, dançar, exercícios com bolas, cordas, andar sobre traçados e outros.
P4 Sim, através de jogos e brincadeiras como: jogo da estátua, amarelinha, dança da cadeira, andar sobre uma linha reta desenhada no chão, circuito.
P5 Sim, através de jogos e brincadeiras, jogo da amarelinha, corrida do saco, pular corda, corrida da água, sentar nos balões, corrida da batata, jogo da estátua, escravos de jó, dança da cadeira.
P6 Sim, como: atividades realizadas no parque, correr, saltar, pular com pé só, com os dois etc. Música: cabeça, ombro, joelho e pé.

Muito bom esse assunto sobre psicomotricidade na educação infantil, sou pedagoga e tbm mãe de crianças na faixa etária de 3 e 6 anos e posso aplicar algumas brincadeiras com meus filhos em casa mesmo.
Aprendendo assim algumas dinâmicas para aplicar em sala de aula.
Muito obrigado a todos !! Muito bom esse assunto sobre psicomotricidade na educação infantil, sou pedagoga e tbm mãe de crianças na faixa etária de 3 e 6 anos e posso aplicar algumas brincadeiras com meus filhos em casa mesmo.
Aprendendo assim algumas dinâmicas para aplicar em sala de aula.
Muito obrigado a todos !!
19/10/2018
20:23min. BORGHI, T. ; PANTANO, T. Protocolo de Observação Psicomotora (POP-TT): relações entre aprendizagem, psicomotricidade e as neurociências. Pulso Editorial, São José dos Campos, SP, 2010.
FONSECA, V. da. Manual de observação psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Wak Editora, Rio de Janeiro, 2012.
FONSECA, V. da. Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.
KOLYNIAK FILHO, C. Motricidade e aprendizagem: algumas implicações para a educação escolar. Construção Psicopedagógica, São Paulo-SP, vol. 18, n. 17, p. 53-66, 2010.

A psicomotricidade na educação infantil

O presente estudo fundamenta-se na concepção de que a educação psicomotora poderá auxiliar o aluno a potencializar sua aprendizagem escolar e prevenir possíveis dificuldades de aprendizagem.
Atenção: Notícias 4Medic é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, tecnologias e artigos. Não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Fique sempre por dentro das tecnologias, novidades, artigos e informações médicas. Os fatores psicomotores praxia global e praxia fina são responsáveis pela programação, regulação e verificação da atividade: intenções. Planificação motora. Elaboração práxica. Execução. Correção. Sequencialização das operações cognitivas (FONSECA, 2012, p. 92). FACULDADE JK CURSO DE PEDAGOGIA A construção do conhecimento teórico-conceitual da psicomotricidade em diálogo com a Educação.

  • Jornada de Estudo do Instituto Anthropos de Psicomotricidade
  • Curso on-line teórico, prático e vivencial com aulas ao vivo com Silvia Carné.
  • Indicadores de Intersubjetividade de Victor Guerra
  • O grupo Winnicott e a Psicomotricidade
  • O Corpo do Professor

Isto posto, os resultados evidenciaram que a psicomotricidade não é trabalhada na sua integralidade com os alunos da Educação Infantil, já que as atividades trabalhadas em sala de aula descritas pelos professores não contemplam todos os elementos psicomotores. Justifica-se ainda nas análises dos resultados revelados por Lordani e Blanco (2019b), por meio da aplicação do protocolo de observação psicomotora proposto por Borghi e Pantano (2010) em escolares com dificuldades de aprendizagem matriculados na Educação Infantil de um município ao norte do Estado do Paraná. Dentre vários estudos, a psicomotricidade é conceituada como uma ação de finalidade pedagógica e psicológica a utilizar os parâmetros da educação física com a intenção de melhorar o comportamento da criança com seu corpo. Há quem defina a psicomotricidade como uma ciência que estuda o indivíduo por meio de seu movimento e a interação social.
Determinante para a vida da criança
Em meio a tantos conceitos, um ponto converge para o consenso: a importância da psicomotricidade para que a criança tenha noção do seu corpo, do espaço e de como o ato de se mover pode ser determinante na educação infantil.
A criança, quando está no processo de aprendizagem, precisa interagir com outros coleguinhas.


LAKATOS, E. M. ; MARCONI, M. A. Técnicas de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas. 2010.
LE BOULCH, J. O desenvolvimento Psicomotor. Porto Alegre: Artes Médicas, 1982.
LORDANI, S. F. S. ; et al. A Psicomotricidade e as dificuldades de aprendizagem: educação e reeducação psicomotora como prática pedagógica. Revista primus. VITAM Nº 9 ANAIS II Congresso Internacional e VII Congresso Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem, São Paulo SP, 1º sem. 2017.
LORDANI, S. F. S. ; BLANCO, M. B. Uma revisão sistemática sobre a psicomotricidade e as dificuldades de aprendizagem. Ensino & Pesquisa, revista multidisciplinar de licenciatura e formação docente. UNESPAR. v. 17, n. 2. 2019a, 6-36.
LORDANI, S. F. S. ; BLANCO, M. B. Perfil psicomotor de escolares com dificuldades de aprendizagem matriculados na educação infantil. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO, II, 2019, Cornélio Procópio PR. Anais Ensino & Inclusão, Cornélio Procópio PR, Mai. 2019b. p. 523-532.
MEUR, A. ; STAES, L. Psicomotricidade. Educação e Reeducação: níveis maternal e infantil.

Compreende também a micromotricidade e a perícia manual, possui uma íntima relação com a percepção visual que é de grande importância para o desenvolvimento da aprendizagem da leitura, da escrita e do cálculo. A praxia global, segundo Fonseca (2012, p. 202) compreende tarefas motoras sequenciais globais, tem como principal missão a realização e a automação dos movimentos globais complexos, que se desenrolam em um certo período de tempo e que exigem a atividade conjunta de vários grupos musculares. Para desencadear a praxia global, faz-se necessária a integração dos fatores psicomotores descritos anteriormente, ou seja, a tonicidade, a equilibração, a lateralização, a noção do corpo e da estruturação espaço-temporal. Assistente Social na educação, junto à equipe de profissionais que deverá estabelecer com a escola um espaço de escuta, acolhimento dos impasses e dificuldades escolares que podem se apresentar a partir de situações de violência nas adversas expressões, uso de drogas, gravidez na adolescência, assim como situações de risco e vulnerabilidade social,são reflexos da questão social que perpassam o cotidiano escolar. Por tanto, e necessário que a escola possibilite o indivíduo uma educação integral, considerando.

Por: Daniel de Souza Barroso Orientado Por: Henrique de Carvalho Pereira Trabalho monográfico apresentado como requisito parcial para obtenção do Grau de Especialista em Psicomotricidade. Niterói 2004 II Barroso, Daniel de Souza. A importância da Psicomotricidade na iniciação ao Futsal em crianças de Olá pessoal do NeuroSaber,
ótimo encontrar este artigo, já que estou escolhendo um tema para meu TCC na área de pedagogia. Clareou bem as ideias sobre a psicomotricidade, principalmente no vídeo.
Grato,
Fabio No contexto escolar, as atividades psicomotoras poderão dar suporte no processo de aprendizagem, já que atualmente, o avanço nos estudos sobre as dificuldades de aprendizagem em escolares vem revelando a relação destas com o desenvolvimento de elementos psicomotores.

Manole ltda. São Paulo, 1989.
OLIVEIRA, G. C. Psicomotricidade. Educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. 20ª edição, Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
SOUSA, J. M. ; SILVA, J. B. L. A Psicomotricidade na educação infantil. Revista Eventos Pedagógicos, v. 4, n. 2, p. 128 - 135, ago. dez. 2013. Os fatores psicomotores lateralidade, estruturação espaço-temporal e praxia fina não foram identificados nos relatos dos professores participantes. Assim, os resultados sinalizam que a psicomotricidade não é trabalhada na sua integralidade com os alunos da Educação Infantil, já que as os excetos dos participantes demonstram práticas pedagógicas que não abordam todos os fatores da psicomotricidade. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário, por meio do qual pretendeu-se averiguar a existência da educação psicomotora nas práticas pedagógicas efetivadas pelos professores que atuam na Educação Infantil.

Toda vez que trabalhamos a psicomotricidade na creche com nossas crianças (2 a 4 anos), elas se divertem muito e o que elas aprenderam, elas levam para vida. Percebi que tem crianças que tem dificuldades em participar por não ter coordenação motora, porém não é problemas físicos ou psicológico, é apenas por não explorar movimentos ou brincadeiras que exige da criança ou seja trabalhadas.
Essas observações vimos no começo do ano, mas conforme avança os meses como elas se desenvolvem muito, é muito bacana observar e acompanhar sua evolução.

Source: https://noticias.4medic.com.br

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