Artigos cientificos sobre depressao na terceira idade

Todavia, é crucial que haja investigação das produções científicas de cunho internacional, a fim de conhecer e verificar o material que tem sido difundido sobre a depressão na terceira idade. O objetivo do presente artigo é mostrar as características dos transtornos depressivos na terceira idade, a partir de uma visão psiconeuroendocrinológica.

Inicia-se com a descrição e análise das limitações físicas ocorridas durante o processo de envelhecimento, assim como das possíveis influências do estilo de vida nesse contexto

(EF) na terceira idade tem sido objeto de estudo de diversas áreas de pesquisa, que comprovam que o estilo de vida ativo promove a manutenção da capacidade funcional (CF) destes. A população brasileira está envelhecendo consideravelmente, no entanto aliado a este crescimento da idade populacional surgem problemas econômicos, físicos e mentais, sendo as doenças mentais com grande destaque, sendo a depressão o transtorno mental mais presente entre os idosos, uma vez que. Com ele, chegam algumas manifestações positivas ou negativas que variam de acordo com o estilo de vida levado nas etapas anteriores, como a juventude.



A depressão na terceira idade, muitas vezes, não é valorizada ou porque quem dela sofre pode não estar tão disponível para falar sobre o luto e a sua tristeza ou porque há outros sintomas, provocados por outras situações que podem mascarar o problema


Embora não haja uma relação de estudos que comprovem o crescimento da depressão e ansiedade na terceira idade, tratar o tema é de extrema importância. O presente artigo, Depressão na Terceira Idade: Um Estudo sobre Envelhecimento, tematiza que a depressão é caracterizada como um distúrbio da área afetiva ou do humor, que exerce forte impacto funcional em qualquer faixa etária. Por outro lado, a amplitude da rede de amigos na terceira idade, com os quais se pode dividir interesses, atividades lúdicas ou de lazer, unido ao fato de compartilhar essas atividades com o cônjuge, se relacionam com uma melhor adaptação à aposentadoria.

Sentir-se limitado para fazer certas tarefas, solidão, perda da saúde com o avanço da idade, redução da capacidade econômica, morte de amigos, falta de atividades e outros fatores podem ser as causas da depressão na velhice. Além disso, muitas vezes, pode estar relacionada à necessidade do cuidado de terceiros e a outros transtornos e doenças ligados com a idade. Acervo na maioria das vezes caracterizado por uma visão médica, logo, é preciso que a temática seja de interesse para as demais ciências.

Isso porque esses transtornos parecem estar associado ao desenvolvimento de demência, apesar de não termos estudos sobre isso. Na primeira edição do Desafios do Envelhecimento, o psiquiatra André Gordilho falou sobre a depressão e seus sintomas na terceira idade, além do papel e os desafios da psicogeriatria. Resumo É comum encontrarmos hoje em dia na literatura diversas publicações científicas que se referem ao público da terceira idade. Arthur Guerra de Andrade explica os riscos do alcoolismo na terceira idade e como pode ser perigoso a interação com outros medicamentos:.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem